__________ Itapema, suas histórias... __________

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O PORTO EM ITAPEMA/SP



E pensar que a atividade portuária itapemense deu-se modestamente como emprego marítimo de subsistência, fosse com os pescadores do Sitio Conceiçãozinha, ou mais a noroeste da ilha com os caiçaras da Bocaina, em evolução para uma pequena indústria pesqueira. Movimentou na década de 60 o entreposto de pesca do 'INAPE', no atracadouro de Conceiçãozinha. Ainda hoje resta parte do edifício abandonado ostentando seu logotipo. (na foto acima, vemos à direita a margem do porto em Itapema-SP.)
ATIVIDADE PESQUEIRA ARTESANAL EM CONCEIÇÃOZINHA (DÉCADA DE 2000).

CHATÃO UTILIZADO PARA EXTRAÇÃO DE AREIA NAVEGAVA PELO RIO SANTO AMARO (ANOS 80).

Deste período vamos encontrar também em funcionamento a Empresa de Pesca 'Moura Limitada', comércio de peixes em geral, com escritório na Rua Castro Alves Nº 6, em Vicente de Carvalho. (detalhe do anúncio ao lado, anos 70)
Havia ainda estaleiros de reparo e construção de traineiras, pequenos barcos em madeira e rebocadores ao longo da margem do Distrito, evocados na poesia de Lydio Martins Corrêa. Sendo a 'Wilson, Sons S.A' proprietária de diversos deles. Outro era o Estaleiro de Construção Naval 'Moura & Irmão', especializado na feitura de cabotagem e pesca, lanchas, chatas etc. Conforme citação do renomado Capitão Rolim, a Bocaina abrigava embarcações estrangeiras, além dos primeiros estaleiros de carpintaria naval.
 ESTALEIRO DE CARPINTARIA NAVAL NA VILA DA BOCAINA - ITAPEMA/SP  (DÉCADA DE 1910). NA FOTO ABAIXO, MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES NA BOCAINA E EM PRIMEIRO PLANO AS INSTALAÇÕES DO CLUBE DE REGATAS SANTISTA (ANOS DE 1920).

Remotamente há que citar-se os clubes náuticos estabelecidos à margem esquerda na virada do século XIX, como a antiga sede do Clube de Regatas Santista instalada no ano de 1893 e o Clube Internacional de Regatas. Ambos mantinham garagens náuticas e dependências sociais, promoviam competições e eventos diversos (bailes, passeios, shows etc). Tal movimentação findou na década de 1930, quando os clubes foram desfazendo-se do patrimônio por estas bandas.
  PEQUENOS BARCOS ATRACADOS NA MARGEM DA PRIMEIRA SEDE NÁUTICA DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS EM ITAPEMA/SP (INÍCIO DO SÉC. XX).

Não poderia omitir o já emblemático Forte de Itapema construído para proteger a região. Provavelmente na metade do século XVI (1557), é mais comum considerar-se a data de 1670. Detalhe, a torre só foi erguida em 1908 para instalação do farol. 
Digno de nota é também o píer do prédio da Estação das Barcas (Vicente de Carvalho/Stos), desembarque dos turistas paulistanos naqueles  tempos remotos (1893), servindo hoje ao transporte de passageiros entre as cidades da baixada paulista.
Conjuntamente temos o ancoradouro das catráias, nossas "gôndolas caiçaras" que levam passageiros por baixo do Porto de Santos (antigo Rio dos Soldados) até a Bacia do Mercado. Este acesso funcionava desde o começo de 1900, sendo regulamentado a partir de Abril de 1913. Houve durante muito tempo um intenso comércio de pescado e Banana na Bacia do Macuco.
A PARTIR DE 1908 COM A INSTALAÇÃO DO FAROL, O FORTE DE ITAPEMA PASSOU A SERVIR COMO REFERÊNCIA PARA A NAVEGAÇÃO NO PORTO. (DÉCADA DE 1910).

 ESTAÇÃO DAS BARCAS (TRAVESSIA VICENTE DE CARVALHO/STOS - ANOS 50), DESEMBARQUE DOS TURISTAS PAULISTANOS ENTRE 1893 E 1913. NA FOTO SEGUINTE, EMBARCAÇÕES AO LADO DO PÍER DAS BARCAS (DÉCADA DE 30).

AS CATRÁIAS FAZEM O TRAJETO POR BAIXO DO PORTO DE SANTOS ATÉ A BACIA DO MERCADO (DÉCADA DE 2000).

Já havia em 70 uma projeção de avanço agrícola do país. Consequentemente, perspectiva de ampliação do Porto com o primeiro ramal ferroviário da R.F.F.S.A (cerca de 4 kilômetros), que veio beirando Vicente de Carvalho às margens do estuário (Prainha) em direção a Estrada Velha de Conceiçãozinha para atender o TEFER. Neste trajeto acima mencionado cortou o antigo campo do Itapema F.C, na Av. Presidente Castelo Branco. E bem mais adiante rasgou o campo do Cruzeirinho, do Boa Esperança, próximos a Gamboa do Juca (Rio da Pouca Saúde). O projeto previa ainda, a construção da ponte férrea de 945 metros de extensão, com vão central móvel, ao longo da Bocaina até a parte continental.
   RAMAL FERROVIÁRIO AS MARGENS DA VIA SANTOS DUMONT, PRÓXIMO A GAMBOA DO JUCA, QUE ATENDE OS TERMINAIS MARÍTIMOS DO PORTO EM ITAPEMA/SP (ANOS 2000). NA FOTO ABAIXO, TRECHO DA PRAINHA ONDE PASSA OS TRILHOS DO RAMAL.

PONTE FÉRREA DE 945 METROS AO LONGO DA BOCAINA, LIGANDO ITAPEMA/SP AO CONTINENTE (ANOS 80).

VÃO MÓVEL DA PONTE FÉRREA EM ITAPEMA (DÉCADA DE 90).

PONTE FÉRREA VISTA DA MARGEM DA BOCAINA, EM DIREÇÃO AO CONTINENTE.

O Terminal de Conceiçãozinha existia desde 1958, com sua movimentação de granéis no final de 1971 passou a denominar-se Cândido Gaffrée. Em 1977 foi considerado o maior terminal exclusivo recebedor de adubos a granel do Brasil. Operava dois navios simultaneamente, descarregando quatro produtos diferentes. 80% do adubo importado pelo porto era desembarcado no Terminal de Fertilizantes, com capacidade nominal de 180 mil toneladas.
TERMINAL DE FERTILIZANTES (CÂNDIDO GAFFRÉE) NO PORTO EM ITAPEMA/SP (ANOS 90).

VISTA AÉREA DO TEFER.

Estatísticas que vislumbravam silos e armazéns para 60 mil toneladas de cereais à granel efetivam-se no início dos anos 80, cujo avanço não parou mais. Empresas de produtos químicos, suco de laranja, embarque de grãos, farelos, açúcar e contêineres foram tomando a paisagem com seus antigos guindastes "cangurus", grabes, esteiras transportadoras, portêineres e "dinossauros mecânicos".
 UM DOS PRIMEIROS TERMINAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS DA MARGEM ESQUERDA EM ITAPEMA/SP, JUNTO AO RIO SANTO AMARO. NA IMAGEM ABAIXO, TERMINAL DE SUCO CÍTRICO.

O crescimento da movimentação se dá com a privatização portuária (fins da década de 80) e expansão da dita margem esquerda do Porto. Atualmente o porto formal em Itapema está situado às margens do estuário ou braço de mar que separa a Ilha de Santo Amaro, da Ilha de São Vicente. Seu cais se estende de norte a leste, ou do Terminal de Conceiçãozinha ao TECON. O acesso é praticado pelo canal marítimo situado entre as duas ilhas, com larguras variáveis de 300 a 500 metros. As correntes de maré raramente atingem a velocidade máxima de 3 milhas por hora e, assim mesmo, apenas durante as grandes marés de sizígias equinociais. Eis a profundidade em águas mínimas: da Barra (10,50m), do canal de acesso (10m), do ancoradouro (5 à 13,50m), sendo de 2,92 a amplitude máxima da maré.
 TERMINAL DE GRÃOS, FARELO E AÇÚCAR NO PORTO EM ITAPEMA/SP.

FASE INICIAL DE CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES EM ITAPEMA/SP (MEADOS DOS ANOS 80). NA FOTO SEGUINTE O TECON JÁ COM OS PRIMEIROS GUINDASTES INSTALADOS.

O TERMINAL DE CONTÊINERES EM PLENA ATIVIDADE (ITAPEMA-SP).

O Decreto Municipal 8.039, publicado no 'Diário Oficial', no dia 4 de Maio de 2007, previsto pelo Plano Diretor, criou a Zona Retroportuária co 2.284.692,11 metros quadrados (área equivalente a mais de 560 campos de futebol). Compreende às margens da Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-55), no cruzamento com o eixo da Av. Lydio Martins Corrêa. A zona possibilitará o desenvolvimento de atividades operacionais de apoio ao Porto, como depósito de mercadorias e contêineres, destinação de espaço para estacionamento de caminhões e instalação de indústria não poluidoras, estimam os especialistas.
    TERMINAL DE CONTÊINERES NA ZONA RETROPORTUÁRIA DE ITAPEMA/SP, ÀS MARGENS DA VIA SANTOS DUMONT (ANOS 2000).

O porto crescente requer cuidados. Os órgãos de saúde pública têm implementado ações de prevenção, junto aos trabalhadores, no que tange a proliferação da AIDS no porto.
"(...)estão recebendo atenção especial pelo CTAPT, que já aplicou quase mil questionários para saber o perfil da categoria. Segundo o órgão, cerca de 20 mil profissionais atuam na margem esquerda: a maioria (90%) homens..."
Ana Maria Gonzaga (responsável técnica pelo Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento) ressalta "que o Porto é uma área de vulnerabilidade, onde estão agrupados trabalhadores, caminhoneiros, e profissionais do sexo, além da população do Sítio Conceiçãozinha.", informa matéria publicada na edição 54 (ano II), do jornal 'O ITAPEMA'.
VISTA AÉREA DO PORTO EM ITAPEMA/SP ( MEADOS DOS ANOS 80).

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