__________ Itapema, suas histórias... __________

quinta-feira, 30 de junho de 2011

LEMBRANÇAS DO PAE-CARÁ

RUA TIMBIRAS NO BAIRRO PAE CARÁ -  ITAPEMA/SP [2011].

Seo Ziu, dono do bazar no nº 37 da Rua Timbiras, agora vislumbrava um novo futuro. Os negócios poderiam prosperar. A situação ainda estava um tanto precária, mas havia de melhorar. Uma bananeira resistia no meio da rua e valas recortavam os quarteirões, outro motivo de preocupação. O velho Lino vivia desolado, estático no banco à frente de casa, perdera o neto recentemente. Afogara-se numa delas na brincadeira de apanhar guarus. [no detalhe abaixo casas no Pae Cará na década de 1960]
Claro tinham alguns descontentes. Todavia, o realinhamento das casas permitia organizar o Pae Cará, que aglomerou-se (do lado direito) em função das invasões desordenadas... E quanto não custara! A remoção de algumas moradias deu trabalho. Quase tirou a vida de Seo Chaguinha, quando este tendo se colocado embaixo do estreito porão para ajeitar os pilares veio esta arriar sobre ele. O desespero foi tremendo, porém o homem resisitira...
- De papo pro ar, Seo Ziu? - Era Zefa, nordestina vistosa que passava a rolar uma pipa, indo buscar água  na bica mais adiante. Brincou ao vê-lo distraído nas páginas de 'O Caiçara'.
Aliás, a matéria daquela edição elogiava justamente o empenho da repartição pública IPESP e dos orgãos públicos DNOS, DER, Prefeitura de Guarujá, bem como da City of Santos Improvements Co. Ltda e Companhia Docas de Santos. Destacava sobretudo, o auxílio dos moradores através de mutirões nos feriados e fins-de-semana:
"(...)Foi a força do povo que possibilitou abrir-se cerca de 15 Km de ruas, estender alguns milhares de metros de fios elétricos e remover duas centenas de casas." - Entretanto, nenhuma garantia jurídica de posse ou propriedade fora dada.
RUA DO BAIRRO PAE CARÁ NOS ANOS DE 1960 [ITAPEMA/SP].

O bairro ganhava aos poucos estrutura, inclusive com a construção do Grupo Escolar e a Unidade Sanitária. Contudo Seo Ziu reconhecia, havia uma certa desolação no lugar. Pelos casébres enegrecidos atrás das cêrcas de ripas que separavam os quintais, enfileirados na direção do Rio Acaraú.


Nenhum comentário:

Postar um comentário