__________ Itapema, suas histórias... __________

quinta-feira, 15 de março de 2012

NOS PORÕES DA BASE AÉREA

INSTALAÇÕES DA BASE AÉREA EM ITAPEMA/SP [ANOS DE 1970]. 

Quando o Golpe daqueles idos de Março de 1964 triunfou, finalmente os ânimos se aquietaram. Dever cumprido a caserna voltava ao normal nos quartéis...
Assumira o posto na Base Aérea no início dos anos 60. Era assim, figura distinta, traços arianos, a farda impecável... Logo em seguida as Forças Armadas se indispuseram com os rumos à esquerda tomados pela Nação. Surgira um bando de siglas baderneiras que pretendiam confiscar a propriedade privada e colocar de joelhos as instituições, com aquele falatório de igualdade sem sentido. Não passavam de molecotes conduzidos por velhos carcamanos da política. Que nem mesmo do povo tinham a simpatia, o qual aplaudia aos generais. O Ministro Correia de Mello discursara dizendo, contra os revoltosos não haveria de pedir licença a ninguém...
PRESIDENTE DA DITADURA MILITAR NO BRASIL - HUMBERTO CASTELO BRANCO FAZ ESCALA E VISITA À BASE AÉREA EM ITAPEMA/SP NAQUELES ANOS DOS AIS [DÉCADA DE 1960].

Se querem ser livres, não perturbem os outros! - Deixou escapar baixo por entre o bocado fumegante no garfo.
- O que você disse, meu bem? - Aquela era a hora do repouso com a família, passado que se foi, por que não esquecia aquilo tudo? Designado para tal fizera apenas manter a ordem das coisas...
- Pensei alto, foi isso.
- Credo, hein!... Você devia ir ao médico. Está com olhar dum zumbi. - Nisso a caçula displicente derramou Coca-Cola sobre a toalha limpa. - É nessas horas, que eu quero matar um!...
 PARADA MILITAR EM AVENIDA DO DISTRITO ITAPEMENSE/SP [1965].

- Não sei porque essa gente não esquece, viu Coronel... - O telefone pareceu emudecer, um cão ladrava ao fundo.
- ...Oportunismo da lei. Nós sim sabemos da necessidade de restabelecer os valores patrióticos... Do país livre do comunismo.
- Tem militar por aí... Morrendo de remorso... - A ligação telefônica por um instante defeituosa fez reverberar sua voz.
- Foi justo porque eram contra-revolucionários. Se opunham ao novo regime... Pior, ladrões de banco, sequestradores, terroristas!... - Dizia que não se preocupasse, quem daria óbito a mortos sem sepultura.
Certos jornalistas tendiam ao remexer aquela história torná-lo um criminoso. Ele, um defensor da pátria! Capaz do sacrifício cívico. 
"Nós os perdoamos por tamanha sandice. Deixamos que voltassem..." - Vinha-lhe este pensamento recorrente.
ACESSO DEPENDÊNCIAS RESIDENCIAIS DA BASE AÉREA EM ITAPEMA/SP.

A escarpa nua do Morro do Itapema atrás do edifício pendia sombras estranhas. De um lado da Serra, a luz se afogava na oleosidade do lagamar de Santa Rita, doutro a noite acusava-se pelas janelas do edifício Itapema I...
EDIFÍCIO ITAPEMA I DEPENDÊNCIAS DA BASE AÉREA - DISTRITO ITAPEMENSE [2011].

Uma madrugada trouxeram o militante José Arantes de Almeida, da Juventude Comunista, que havia fundado uma "célula" dentro do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e também organizado um jornal subversivo.
"Imagine... Sob às nossas asas!... O fedelho depois passou a Vice-Presidente da UNE e deu muito trabalho. Era melhor ter matado no ninho..."
MOMENTO FESTIVO NA BASE AÉREA EM ITAPEMA/SP NOS ANOS DE CHUMBO [DÉCADA DE 1960].

Duro era tirar qualquer informação deles. Davam nomes falsos, mentiras... Se fazia necessário caprichar nas bordoadas. Supunham convencê-los de que nunca sabiam de nada.
- Pois então, só quero algumas informações verdadeiras. Se você fica aqui sem nada acrescentar me compromete... Dê as respostas certas e livro a tua. - Rompia-se o silêncio. Toda sua aparente afabilidade se transformava numa monstruosa obsessão pela "verdade".
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ - EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO ENTÃO PRESIDENTE DA ARENA (ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL) PARTIDO DO REGIME MILITAR NUMA VISITA A BASE AÉREA EM ITAPEMA/SP [ANOS DE 1970].

- Já falei... Por favor! Confere o endereço... - O som rascante da manivela aumentando a corrente-elétrica. - Aaaaiiiiiiiiiiii! - De boa vontade eles não iam falar mesmo... Todos querem viver. Surpreendente como se destroça fácil a carne e a alma humana.
Não custava repetir o procedimento pra ter certeza.
- Se alguém perguntar, diz que tropeçou e caiu... Estamos conversados? - E caso se excedesse bastava colocar no atestado de óbito que a causa mortis havia sido um ataque cardiáco...
NA MARGEM ESQUERDA DA ILHA DE SANTO AMARO O EDIFÍCIO ITAPEMA I DEPENDÊNCIAS DA BASE AÉREA - DISTRITO ITAPEMENSE [2011].

Algumas vezes sua mente estúpida fazia-o ver no corredor do prédio gente dependurada no pau-de-arara cagando-se, urinando descontroladamente. Pelas escadas gritos torturados... Queria livrar-se daqueles temores sempre fora um "homem de bem". Como confessar a seus netos essas pequenas maldades do ofício? Do que entenderiam naquela inocência...
AO FUNDO A MARGEM ESQUERDA ITAPEMENSE NO REVOLVER DAS ÁGUAS DO ESTUÁRIO [2011].

Procurava então distrair-se como agora, atravessando na Barca itapemense sem destino até Santos, do outro lado  do porto.
"...Só aceito o julgamento de Deus." - Justificava a si mesmo. Durante a travessia observa atentamente o movimento das águas turvas, que se tornavam num rastro de branca escuma no revolver das hélices, onde um peixe boiava morto carregado pela maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário