__________ Itapema, suas histórias... __________

domingo, 1 de setembro de 2013

A SÉTIMA ARTE EM ITAPEMA

COMO EM TODO O BRASIL, ITAPEMA/SP ASSISTIU O FECHAMENTO DE SUAS SALAS DE CINEMA.

Houve tempo que apesar do reduzido número de habitantes, ITAPEMA/SP tinha certa diversidade de entretenimento. Não era incomum danceteria, casa de show e bares com música ao vivo no centro.
Já tivemos ao longo de décadas alguns cinemas. Ainda remotamente no bairro da Bocaina, havia o Cine '15 de Abril', com endereço à Av. Beira-mar.
Nota [à esquerda] do jornal 'A Tribuna' (final dos anos de 1910) informa o programa deste antigo cinema. Num determinado dia apresentaria o Drama 'Sacrifício e Honra'. Estrelado por Irene Riche, Pauline Garon, Willard Louis e Albert Roscoe. E na próxima quinta-feira exibição do filme em séries 'O Mysterio do Diamante Esperança'. Outro registro de cinema nesta localidade, é do Cine 'Bocaina' pela década de 1930.
Em 1951, inaugurou-se o Cine-Teatro 'Itapema', o chamado "Cinema Grande", pertencente ao Sr. José Nunes, na Av. Thiago Ferreira, 21. Ali próximo ao Terminal de ônibus 'Nelly Peyres Sobral'. Praticamente o prédio ficava na esquina da Rua Leonilópolis (atual Av. Presidente Castelo Branco). Construído em Art Decor, tinha o piso quadriculado preto e branco, além de mezanino acomodando uma platéia suspensa, conforme se recordam antigos frequentadores. Conta Luís Miguel Rubido Casás, "a porta da direita do prédio era do bar e da bomboniere do Emílio. Também tinha dois acessos: para os clientes da rua e para os espectadores que já tinham adentrado o hall e se preparam para assistir algum filme."
  CINE 'ITAPEMA', O CHAMADO "CINEMA GRANDE". INAUGURADO EM 1951.

O filme de estréia do Cine-Teatro 'Itapema' foi 'A Princesa da Selva', 1936, EUA, (Jungle Princess), Aventura, com Dorothy Lamour, Ray Milland e Akim Tamiroff.
Filmes clássicos do cinema mundial, fitas de Mazzaropi, desenhos animados foram exibidos em sua tela grande. Era costume as famílias irem aos finais de semana assistir as matinês e sessões noturnas... Antonio Bastos lembra-se de ter visto acompanhado dos pais e irmãos, a primeira versão de 1933 para o filme 'King Kong'.
Há quem aproveitasse a ocasião com o intuito de também ganhar alguma grana. Como o garoto Elias Costa Costa, que vendia cocada e tapioca em frente ao "Cinema Grande".
Dados dos anos 60, extraídos do 'Blog Cine Mafalda' mostram os seguintes números sobre o Cine 'Itapema':
Lugares: 1.116 Média Anual de Sessões: 394 Espectadores: 29.084 Projetor: 35 m/m. Arnaldo Nascimento e Guilherme trabalharam como projecionistas à época.
Sendo uma das poucas diversões no Distrito, para ver o filme do 'Zorro', o menino Maurício Ferreira Carmelo Ferreira como o pai tinha dinheiro mas não lhe deu, contrariado foi à Praça da "Fonte Luminosa" engraxar sapatos e assim comprar o bilhete de entrada. O que custou-lhe uns safanões pela desobediência.
Inclusive, o Cine 'Itapema' não se prestava somente a condição de cinema. Em suas dependências foram realizadas diversos bailes de carnaval, festas e shows.
Seria demolido em meados dos anos 70 para assentamento da linha férrea da RFFSA cruzando Itapema/sp.
  O CINE 'ITAPEMA', NO DISTRITO DE VICENTE DE CARVALHO, FOI DEMOLIDO EM MEADOS DOS ANOS DE 1970.

Outra sala de cinema existente foi o Cine 'Avenida', localizado na Av. Thiago Ferreira Nº 136. Que funcionou à partir de 1950. Proprietária a Srª Rosa Dias. Nesse período aconteceram também apresentações de peças infantis. Vejamos dados dos anos de 1960, obtidos do 'Blog Cine Mafalda' referentes a expressiva movimentação do Cine 'Avenida':
Lugares: 306 Média Anual de Sessões: 416 Espectadores: 17.623 Projetor: 35 m/m.
Depois seria vendido e rebatizado com o nome de Cine 'Estér', endereço atualizado: Av. Thiago Ferreira, 696. Administrado pelo Sr. Michel Hulli (o popular, "Careca"). Muito frequentado pelos casais itapemenses pra namorar no escuro.
FOTO TIRADA EM FRENTE AO CINE 'AVENIDA' (CINE 'ESTÉR') 1959.

Era Lanterninha o "Negão Veludo", ele sempre surgia das sombras pra botar na rua os penetras, que pulavam o muro do Centro Espírita 'Santa Emília' (ao lado) e entravam pela Porta de Emergência, querendo assistir as sessões.
Quando a projeção falhava, mudança de rolo, instabilidade horizontal, fora de foco, a platéia tirava o sarro do "Careca" e seus profissionais dentro da cabine de operação. "Charuto" era um deles. Trabalhou como Zelador o Seo Alfredo.
O cinema serviu de referência ao universo dos garotos do Itapema. Antes do início das matinês a molecada trocava e fazia venda de gibis.
No Cine 'Estér' tive meu primeiro contato com a Sétima Arte. Ainda que a maioria das produções em cartaz fizesse parte do circuito comercial (exibidos com defasagem) e Filmes "B". Era o auge das películas de Artes Marciais. Na saída das matinês as latas de lixo e postes sofriam, tomados que estávamos pelas proezas de Bruce Lee e Cia. Naquelas duplas sessões vi pistoleiros incríveis, monstros magníficos, fuscas extraordinários. Eis alguns títulos dos quais me recordo dentre tantos:
'King Kong', 1976, EUA, Aventura, Direção John Guillermin, com Jeff Bridges e Jessica Lange. 'As Novas Aventuras do Fusca', 1974, EUA, (Herbie Rides Again), Infantil, Direção Robert Stevenson, com Stefanie Powers. 'Comboio', 1978, EUA, (Convoy), Aventura, Direção Sam Peckinpah, com Ernest Borgnine e Kris Kristofferson. 'Resgate Suicida', 1979, Inglaterra, (Folkes), Aventura, Direção Andrew Maclaglen, com Roger Moore, James Mason e Anthony Perkins.
Que coisa fantástica eram as ovações extasiadas, quando o herói recobrava-se de um golpe fatídico e partia para a vitória. Puro furor foi assistir a Ursula Andress ser "devorada" por olhares juvenis em 'A Montanha dos Canibais', 1978, Itália, (La Montagna del Dio Cannibali), Aventura, Direção Sérgio Martino, com Stacy Keach.
Uma única vez deparei-me com algo diferente. Creio que foi mero acaso, nem o exibidor se deu conta. Colocara apenas para completar a Sessão. Depois vim a reconhecer como "Filme de Arte".
Era a produção italiana 'Una Giornatta Particolare', 1977, (Um Dia Muito Especial), Drama, de Ettore Scola, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Nunca esqueço também das trilhas sonoras que tocavam antes da Sessão, dos pôsteres espalhados pelas paredes. Logo em seguida ao apagar das luminárias projetavam-se trailers, documentários. Sempre que lembro do Cine 'Estér' me vem a mente um desses sobre rinhas de galo ou ainda, os jogos do 'Canal 100'.
Já crescido e com a sensação de ser adulto estreei no universo proibido dos filmes eróticos nacionais: 'Mulher Objeto'. 1981, Bra, Direção Silvio de Abreu, com Helena Ramos e Nuno Leal Maia. 'Aluga-se Moças', 1982, Bra, Direção Deni Cavalcanti, com Gretchen e Rita Cadillac. 'Erótica, a fêmea sensual', 1984, Bra, Direção Ody Fraga, com Matilde Mastrangi. E o sofisticado 'Rio Babilônia', 1983, Bra, Direção Neville D'Almeida, com Jardel Filho e Christiane Torloni.
Seguido do "boom" das produções pornográficas brasileiras. Foram tantas, cujos títulos embaralham-se na minha memória.
O Cine 'Estér' resistiu bravamente às novelas e vídeo-cassetes até a metade da década de 1980.
Bons anos mais tarde  em que esta sala foi extinta surgiu o Cine-Teatro 'Milenium', no entrocamento da Av. São João com a Santos Dumont Nº 1016, exibindo fitas de sexo explícito e strip-tease ao vivo. Uma proeza para uma cidade sem zona de meretrício, e que bem a pouco conheceu in loco comércio sexual, com os pioneiros travestis atendendo solitários caminhoneiros que aqui chegam de todas as regiões do país... Mas o cine pornô não durou, foi uma ejaculação precoce. Raras não foram as vezes, que donas-de-casa enciumadas foram buscar seus maridos aos tapas, sobrando até para a stripper.
Efêmero foi também o Cine 'Guarujá', na Av. Santos Dumont Nº 957. Trouxe muitos lançamentos se que o itapemense necessitasse mais migrar para a vizinha Santos, nem deslocar-se ao centro da Sede atrás de estréias do ano. Todavia, desligou o projetor. Seu proprietário alegava prejuízos.
Confirmando uma tendência, que se disseminou por todo o Brasil, do fechamento dos "cinemas de rua" passando a se instalarem nas reduzidas salas de shoppings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário