__________ Itapema, suas histórias... __________

domingo, 1 de junho de 2014

ITAPEMA... A TAÇA DO MUNDO É NOSSA!!

CARTAZ DA COPA DO MUNDO DA SUÉCIA 1958 E A FESTA DO TORCEDOR BRASILEIRO DE ITAPEMA/SP.

A 6ª edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol (ainda nominada Copa Jules Rimet) foi realizada na Suécia (continente europeu). Ocorreu de 08 à 29 de Junho de 1958, com a participação de 16 seleções.
Apesar da sexta participação consecutiva da Seleção Brasileira (o único país participante de todas as edições do Torneio FIFA), o Brasil não era dado como favorito. Embora fosse considerada uma das melhores gerações do futebol. A nova sensação do Novo Mundo. Contando no seu elenco com: Gilmar, Nilton Santos, Djalma Santos, Zito, Vavá, Didi, Garrincha e Pelé (à época com 17 anos e surgindo para ser o Rei do Futebol).
A Seleção Brasileira de 58 tinha uma mescla de craques experientes e novatos na dose certa, mas havia ressalvas quanto ao controle emocional dos jogadores quando expostos à pressão.

[Poster da Copa do Mundo da Suécia 1958]

O Brasil chegara perto da conquista na Copa de 1938 (no Uruguai) com o 3º lugar. Frustrara-se na tragédia futebolística em casa, ficando com o Vice-campeonato de 1950. Além da decepção no Mundial de 1954 caindo nas quartas-de-final.
Sem saber do que era capaz temia descobrir sua própria identidade, pois acreditava que o drama de 1950 revelava sua fraqueza, sua inferioridade, o chamado "complexo de vira-latas", conforme a célebre definição do cronista Nelson Rodrigues, na Revista 'Manchete Esportiva'. O time do Brasil passara apertado pelas Eliminatórias e fracassou no Sul-Americano de 57. A crítica mais comum era de que o jogador brasileiro possuía espírito perdedor, sem fibra, era exageradamente humilde, se intimidava diante de rivais estrangeiros. Portanto, a Seleção Brasileira partiu desacreditada para a disputa do Mundial de 1958.
Foram convocados 22 jogadores, dentre os melhores do futebol brasileiro:
Time principal: 3 GILMAR (Goleiro) - Corinthians. 2 BELLINI (Zagueiro) - Vasco da Gama. 15 ORLANDO (Zagueiro) - Vasco da Gama. 19 ZITO (Volante) - Santos. 6 DIDI (Meia) - Botafogo. 7 ZAGALLO (Ponta-esquerda) - Botafogo. 4 DJALMA SANTOS (Lateral-direito) - Portuguesa de Desportos. 12 NILTON SANTOS (Lateral-esquerdo) - Botafogo. 10 PELÉ (Meia-atacante) - Santos. 11 GARRINCHA (Ponta-direita) - Botafogo. 20 VAVÁ (Centro-avante) - Vasco da Gama.
Reserva: 14 DE SORDI (Lateral-direito) - São Paulo. 21 Dida (Atacante) - Flamengo. 5 Dino Sani (Volante) - São Paulo. 17 Joel (Atacante) - Flamengo. 16 Mauro (Zagueiro) - São Paulo. 18 MAZZOLA (Atacante) - Palmeiras.  13 Moacir (Meia) - Flamengo. 8 Oreco (Lateral-esquerdo) - Corinthians. 22 Pepe (Atacante) - Santos. 9 ZÓZIMO (Atacante) - Bangu. 1 Castilho (Goleiro) - Fluminense.
O técnico Vicente Feola inovava com um sistema tático surpreendente, o 4-2-4 na formação da equipe em campo.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - COPA DO MUNDO DE 1958.    

PRIMEIRA PARTIDA (1ª Fase): BRASIL X ÁUSTRIA - 8 de Junho (19:00h.) Horário Local. (Rimnersvallen, Udevalla) Público: 21 mil espectadores.
A Seleção vai enfrentar o Selecionado austríaco, capitaneado por Gerhard Hanappi. É a técnica brasileira versus a persistência e força européia. O Brasil dá início. Aos 37 minutos, Didi, o comandante do meio-campo, ganha do Lateral. Entra pela esquerda adversária, alça e encontra Mazzola no interior da grande área, que no quique da bola chuta cruzado de primeira, no canto esquerdo do goleiro que nem vai pra bola... É Goooll!! Do Brasil. 1 X 0. Põe o Brasil na frente.
A Áustria retorna bem para o 2º Tempo. O Ponta-direita Horok tem habilidade, pela lateral direita avança, passa por um, alça a bola na área brasileira obrigando o Goleiro Gilmar a dar um tapa por cima do gol, com a puxeta  de pé esquerdo de Buzek, na risca da pequena área... Indo toda avante, a Seleção Austríaca fica desprotegida e dá oportunidade para o contra-ataque. O Lateral-esquerdo Nilton Santos vai à frente e surpreende. Recebe bola tocada pela esquerda na grande área, o Goleiro Stanwald abafa e apertado, Nilton Santos (aos 48') toca por cima do goleiro, pro fundo do gol. 2 X 0 para o Brasil. A Torcida vibra.
 NILTON SANTOS MARCA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA CONTRA A ÁUSTRIA.
MAZZOLA MARCA MAIS UM GOL BRASILEIRO NA SELEÇÃO AUSTRÍACA.

O Selecionado brasileiro tenta ampliar o placar... Aguenta firme contra a renovada pressão da Áustria. Depois de dois ataques frustrados, Mazzola pelo meio da Zaga e da entrada da área bate a meia-altura. Balança a rede austríaca, levando alegria à torcida brasileira. O relógio marca 89', da etapa complementar... 3 X 0. O Brasil domina e vence na sua estréia.
 A EMPOLGADA TORCIDA BRASILEIRA-ITAPEMENSE - MUNDIAL FIFA 1958.

SEGUNDA PARTIDA (1ª Fase): BRASIL X INGLATERRA - 11 de Junho (19:00h.) Horário local. (Gotemburgo, Estádio Ullevi) Público: 30 mil espectadores.
Os times vêm a campo. A disputa é entre a Seleção Brasileira e o English Team, inventores do Futebol. O Brasil dá o pontapé inicial, mas é a Inglaterra que começa a atacar. Numa troca de passes na lateral esquerda perto do bico da área, neutralizada por Bellini (Capitão) que lança pra frente... O jogo é truncado. A Torcida fica impaciente, pois nenhuma das equipes consegue finalizar um chute ou levar perigo ao gol adversário. A marcação é forte sobre o ataque brasileiro. Ao final do 1º Tempo, o Brasil chega perto do gol. Mas, o Goleiro inglês Colin Macdonald numa bola alta na frente da pequena área, pelo ataque do Brasil, sobe em disputa e soca a bola. No rebote tentativa brasileira abafada pelo goleiro, tirando dali Ronnie Clayton, na entrada do gol.
É a vez da Seleção Inglesa pressionar. Haynes troca passes com Douglas na intermediária da meia-esquerda brasileira. Douglas arrisca o chute de canhota próximo a grande área. A bola escapa de Gilmar, que se recupera imediatamente e agarra. Ao apito final do Árbitro, a partida termina sem gols. O empate de 0 X 0 contra o English Team, foi o primeiro da história das Copas. Contudo, o Brasil lidera seu grupo.
   O ATAQUE BRASILEIRO TEVE DIFICULDADES E PAROU NA MARCAÇÃO INGLESA.

TERCEIRA PARTIDA (1ª Fase): BRASIL X URSS - 15 de Junho (19:00h.) Horário local. (Gotemburgo, Estádio Ullevi) Público: 50 mil espectadores.
Nesta partida o escrete da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) enfrenta a Seleção Soviética (URSS), Campeã Olímpica. Vicente Feola escala três novos jogadores, depois do empate chocho contra os ingleses. O povo nas ruas queria a mesma coisa. Bola pra frente. Numa decisão entre treinador e equipe, definiu-se escalar Didi. O Ponteiro-direita de pernas tortas, Mané Garrincha e um Meia-esquerda de 17 anos, Pelé.
A URSS dá começo a peleja. Numa primeira tentativa, Garrincha parte sobre a defesa da União Soviética. Seria o tormento do Zagueiro Kusnetsov. Já dentro da grande área, Mané passa o zagueiro com um drible rápido à direita e fuzila na trave do Goleiro Lev Yashin, o "Aranha-negra". O Selecionado soviético vai ao ataque, jogada pela direita. Troca de passes e na entrada da área, o chute. Numa das poucas chances, mas Gilmar encaixa segurando no meio do gol.
O Brasil avança num passe em profundidade de Orlando, entre a Zaga para o Centro-avante Vavá que recebe, conduz a bola e dentro da grande área chuta... É o primeiro Gol brazuca aos 3 minutos do 1º Tempo. Dominou ela bonito e balançou o capim. 1 X 0. Na frente o Brasil.
  GARRINCHA BARBARIZA A DEFESA DO SELECIONADO SOVIÉTICO.
O CENTRO-AVANTE VAVÁ DENTRO DA ÁREA SOVIÉTICA MARCA PARA O BRASIL. 

Apesar da superioridade da Seleção Brasileira, a URSS reinicia o 2º Tempo perdendo apenas por um gol. Didi domina o meio-campo. Num passe para Garrincha, este toca pra Vavá que se atira antes da defesa soviética e empurra pra rede, sem chance pro Goleiro Yashin... É Goooll!! Do Brasil! 2 X 0. Passados 77 minutos da etapa final. A Seleção derrota e segue para as Quartas-de-final. Aumenta a confiança do Torcedor Brasileiro.
A ALEGRIA DO TORCEDOR BRASILEIRO EM ITAPEMA/SP - MUNDIAL FIFA 1958.

QUARTA PARTIDA (Quartas-de-final): BRASIL X GALES - 19 de Junho (19:00h.) Horário local. (Gotemburgo, Estádio Ullevi) Público: 26 mil espectadores.
O Brasil tem como adversário a Seleção do País de Gales, representante da Escola inglesa do Futebol. John Charles é a baixa dos Galeses. 
Com melhor aproveitamento dos seus talentos individuais, organização tática (surpreende seu inovador 4-2-4), o Brasil já é considerado um dos melhores do Torneio. Porém a Seleção entra desfalcada, sem Zito e Vavá, contundidos. Zózimo divide a meia-cancha com Didi. No ataque Mazzola e Pelé.
O Juiz apita o início da partida, e o País de Gales põe a bola em jogo. Os galeses atacam pouco. Na ponta-direita, Medwin avança e bate à meia-altura, do bico da área, Gilmar atento agarra tranquilo... Pela extrema-esquerda galesa, Mané Garrincha preocupa a defesa adversária. Jack Kelsey é driblado na grande área por Garrincha que fuzila à queima-roupa, obrigando o goleiro galês espalmar com a mão direita pela linha lateral do outro lado. Logo depois, na cobrança de um escanteio pela direita, o Ataque brasileiro manda de cabeça uma bola no travessão. O Gol é eminente. Entretanto, a Seleção do País de Gales se segura. 
Veio o intervalo e nada do Brasil superar a Defesa galesa...
Numa bola vinda da direita para a entrada da área é tocada de cabeça por Didi para Pelé dentro da área. De costas Pelé domina no peito, com um ligeiro "totó" passa o zagueiro e de frente chuta no canto direito da meta do País de Gales. O goleiro nem vai na bola. Pelé faz um golaço! Na marca dos 66 minutos, do 2º Tempo. Brasil 1 X 0 suado!!... Fim de jogo, a Seleção Brasileira vai para as Semi-finais. Em homenagem ao público, eles desfilam com a Bandeira Sueca.
  PELÉ FAZ SEU PRIMEIRO GOL NA COPA DA SUÉCIA, CONTRA A SELEÇÃO DE GALES 1958.
  
QUINTA PARTIDA (Semi-final): BRASIL X FRANÇA - 24 de Junho (19:00h.) Horário local. (Estocolmo, Estádio Rasunda) Público: 27 mil espectadores.
As equipes mais talentosas da Copa adentram o gramado. Pelo futebol apresentado, o Brasil agora é favorito ao título.
A França dá o pontapé inicial... O jogo é equilibrado. Nilton Santos marca de perto as descidas de Fontaine, artilheiro francês. Numa jogada pela direita a Defesa francesa se antecipa, mas na sobra a bola é lançada em Vavá no meio da área, que mata no peito à frente e enche o pé, na saída do goleiro francês... Vavá balança a rede. Está aberto o marcador, aos 2 minutos da etapa inicial. Golaço brasileiro! 1 X 0. A Torcida itapemense vibra ouvindo a transmissão pelo rádio.
A Seleção Francesa não se entrega. Kopa da intermediária faz passe em profundidade para Fontaine que entra pela Zaga brasileira, dribla Gilmar e chuta de esquerda, do bico da pequena área, empatando o placar, restando à Defesa brazuca pegar a bola no fundo do gol. 1 X 1... Tudo igual!
O time brasileiro responde. Garrincha disputa bola no meio-campo e toca com Didi na intermediária, que manda um "pombo-sem-asa" na forquilha da meta francesa, onde dorme a coruja. Sem chance, o goleiro voa e não acha a bola... É Goooll!! Quando o relógio já marcava 39 minutos do 1º Tempo. Brasil 2 X 1.
 DIDI DA INTERMEDIÁRIA MANDA UM "POMBO-SEM-ASA" NO GOL FRANCÊS.

Na etapa complementar a partida vive momentos de expectativa de ambos os lados... O Brasil cresce em campo. De novo Vavá troca passes pela esquerda, Zagallo recebe na entrada da área e chuta forte, a bola estoura na Zaga e sobra na lateral esquerda. É levantada na área por Vavá, o goleiro falha defendendo parcialmente a bola nos pés de Pelé, que só completa para o Gol. É o terceiro Tento do Brasil no jogo. Aos 52 minutos do 2º Tempo. 3 X 1...
A Seleção Brasileira domina a peleja. Mané Garrincha avança pela direita deixando seu marcador para trás, cruza pra Pelé que vem entrando, dribla e joga com Vavá que chuta na Zaga e de novo na sobra, Pelé manda pro fundo do Gol. Aos 64 minutos do 2º Tempo. 4 X 1. O Brasil goleia... Garrincha novamente dá nó, desestabiliza na lateral francesa. Cruza pra Didi, que vê Pelé na meia-lua. Pelé entra e bate forte de "sem-pulo", no canto direito do goleiro francês. É bola na rede!! 5 X 1. Na marca dos 75 minutos amplia o placar o escrete brasileiro...
PELÉ AMPLIA PARA O BRASIL CONTRA A SELEÇÃO DA FRANÇA.

A França é valente. Platoni mete uma bola entre as pernas do marcador brasileiro, finta na frente da Zaga, próximo a meia-lua da grande área e chuta cruzado no canto direito, Gilmar acerta o canto, mas a bola passa. A Seleção Francesa marca seu segundo gol. Entretanto, o Brasil goleia e chega a Final. 5 X 2...
A TORCIDA BRASILEIRA-ITAPEMENSE COMEMORA - COPA DO MUNDO 1958.

SEXTA PARTIDA (Final): BRASIL X SUÉCIA - 29 de Junho (14:00h.) Horário local. (Estocolmo, Estádio Rasunda) Público: 51.800 espectadores.
O Brasil joga a Finalíssima contra a anfitriã Suécia. A Seleção Brasileira veste camisas azuis improvisadas (costurado o escudo da CBD) para diferenciar do uniforme sueco, que também tinha o amarelo como cor nacional. É a segunda vez que o Brasil joga uma Decisão de Mundial. A Suécia tem sua enorme Torcida e o time brasileiro é favorito pelo futebol até ali jogado.
A Seleção dá início a partida decisiva. Trocou o Meia-direita De Sordi por Djalma Santos para uma marcação mais forte do Ponta-esquerda sueco Skoglund, que na primeira chance alça a bola com perigo na pequena área brasileira. Gilmar escorrega, obrigando a Zaga a tirar de qualquer jeito de cabeça. A Suécia domina de começo buscando logo um Gol, que pode ser decisivo.
Didi inteligentemente prende a bola para o Brasil, vira a jogada querendo o controle do jogo. Pelé faz o mesmo, é preciso ser paciente, não entregar a bola de graça... Entretanto, o pior logo acontece. O sueco Liedholm, com apenas 4 minutos, dribla na meia-lua brasileira, ajeita e chuta cruzado no canto direito de Gilmar. Gol da Suécia... O Torcedor brasileiro fica apreensivo.
Já no reinício o Brasil ameaça do time sueco, com um lançamento em profundidade de Didi, do círculo central para Mané Garrincha na ponta-direita, que domina próximo a linha de fundo e fuzila o gol adversário, na rede pelo lado de fora... O suecos tem motivos pra se preocupar. Outra vez Garrincha, pela ponta-direita dribla o marcador e cruza rasteiro pra Vavá empurrar pra dentro da rede na cara do gol. 1 X 1. Empata aos 9 minutos do 1º Tempo, o Brasil!... Mané Garrincha está inspirado, ele finta outra vez pelo lado direito do campo e num chute a meia-altura acerta a trave direita da meta sueca... Mais uma jogada de Garrincha pela ponta, leva a marcação e noutro cruzamento pelo chão, Vavá na pequena área desvia pro Gol. O Brasil vira o jogo aos 32 minutos de partida. O 1º Tempo termina com o placar de 2 X 1.
  COM OPORTUNISMO VAVÁ MARCA PARA O BRASIL FRENTE A SUÉCIA.

Na volta, em desvantagem a Seleção da Suécia vem pra cima do time brasileiro, mas o Brasil marca de perto as jogadas e domina o jogo. Djalma Santos acha Garrincha, o Ponta avança, dribla e chuta, a Zaga sueca corta.
Desta vez Zagallo é quem lança da esquerda, na área pra Pelé que mata no peito saindo do primeiro marcador, dá um "chapéu" no zagueiro e chuta sem deixar cair, pro fundo da rede sueca. Aos 55 minutos da etapa complementar. É outro golaço de Pelé para o Brasil. 3 X 1... O Brasil praticamente põe a mão na Taça do Mundo.
Agora Mané Garrincha, na linha de fundo tenta por cobertura, forçando o goleiro Svensson a mandar para escanteio a bola. Zagallo bate o tiro de canto pela esquerda, a Defesa da Suécia corta mal. Num chute do Ataque brasileiro a bola reboteia de novo pra Zagallo, que ganha na vontade do marcador e toca por baixo das pernas do goleiro. É o quarto Gol do Brasil frente a Suécia. 4 X 1, Quando o relógio marca 68 minutos passados do 2º Tempo.
 O GOLAÇO DE PELÉ PARA O BRASIL CONTRA A SELEÇÃO DA SUÉCIA.

A Seleção Sueca ainda tenta jogar. Skoglund encontra uma brecha na Defesa brazuca e manda pra Simonsson na área, de frente pra meta brasileira e chuta cruzado na saída do Goleiro Gilmar, fazendo o segundo Gol sueco. 4 X 2...
Antes do final do jogo, Garrincha entorta o Lateral, a Zaga e o Goleiro da Suécia. O Técnico Feola, do banco incentiva os atletas por mais um Tento brasileiro. Zagallo cruza da esquerda e Pelé de cabeceia desequilibrado encobrindo o goleiro sueco, a bola pinga rente a trave do lado direito e entra. É o quinto Gol... Passados 89 minutos do 2º Tempo. O Brasil goleia por 5 X 2 e é Campeão Mundial de Futebol!
A TORCIDA BRASILEIRA EM ITAPEMA/SP SAI AS RUAS PARA COMEMORAR A CONQUISTA DA COPA DO MUNDO DE 1958.

O Time não só venceu e convenceu, como também fascinou o Mundo da Bola. 5 vitórias e 1 empate. 16 gols feitos e 4 gols sofridos. Campeão do Mundo invicto. É o escalte técnico. A primeira Seleção a ganhar a Copa do Mundo fora do seu continente... Os jogadores festejam, Pelé chora nos braços dos companheiros. Gilmar derrama lágrimas na execução do Hino Nacional Brasileiro. O Capitão Bellini, num gesto histórico ergue a Taça Jules Rimet, mais alto, sobre todas as cabeças coroando a vitória. O Brasil dá a Volta Olímpica com a Bandeira da Suécia, saudando a Torcida.
OS 22 CAMPEÕES DO MUNDO DE 1958, NUMA CARICATURA DO CARTUNISTA LAN.
     
[O Capitão Bellini levanta a Taça de 1958] 

O Escrete Brasileiro mostrou pertencer a mais nobre das linhagens. A Seleção Nacional enfim exorcizou os fantasmas que tiravam o sono de seus craques e assombravam seus torcedores, desde a tragédia do Maracanã... Desta vez os povo festejou. Itapemenses saíram às ruas do Distrito portuário, num carnaval improvisado, as feridas do passado estavam cicatrizadas... Itapema, a Taça do Mundo é nossa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário